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Você sabe por que uma imobiliária com foco em locação tem dificuldades de efetivar vendas

  • 02/04/2018

Vivemos um período em que os jovens estão saindo mais cedo da casa dos pais e em que muitas pessoas mudam de cidades para estudar ou trabalhar. Outro situação é que a maioria destes jovens opta por alugar imóveis, para ter liberdade para viajar ou morar em qual parte do mundo quiser. Todas essas situações contribuem para manter o mercado imobiliário ativo, principalmente o de locação por ser uma opção mais econômica e fácil de se encontrar.

Dentro desse contexto, algumas imobiliárias passaram a se especializar na locação e administração de imóveis alugados. Sabendo que uma venda imobiliária pode demorar meses para ser concretizada, investir na locação é uma alternativa para garantir uma renda mensal.

No geral, a imobiliária responsável pela locação e administração de um imóvel pode ganhar a integralidade do primeiro aluguel ou uma taxa mensal que varia entre 8% e 10% do valor da locação. No entanto, quando uma imobiliária se especializa na locação de imóveis, ela encontra dificuldades em efetivar vendas. Entenda os motivos:

Nome forte em apenas uma área

Isso acontece em diversos setores. Quando uma marca se consolida em um nicho específico de mercado, ela encontra dificuldades para se estabelecer em outro. Para driblar essa situação, muitas empresas criam diferentes marcas para atingir públicos distintos.

Então, quando uma imobiliária tem um nome muito forte ligado à locação e à administração de imóveis, fica difícil entrar de vez no mercado de vendas. Numa tentativa de buscar o melhor serviço possível, os clientes vão atrás de imobiliárias que têm nas vendas o seu foco principal.

Processo de locação é complexo

Embora o fechamento de um contrato de aluguel seja muito mais rápido do que o de uma venda, ele é um processo extremamente completo, que envolve muita burocracia. Além de acertar o tipo de garantia do contrato de locação, a imobiliária precisa fazer o meio de campo entre locador e locatários

Na prática, isso significa que administrar imóveis de locação demanda atenção constante por parte da imobiliária, principalmente para que o inquilino honre com seus compromissos mensalmente. Dessa forma, mal sobra tempo para os corretores captarem imóveis para venda.

Por que equilibrar vendas e locação de imóveis pode ser o ideal?

Financeiramente falando, não é segredo para ninguém que vendas de imóveis são muito mais vantajosas do que uma locação. De modo geral, a imobiliária responsável fica com uma comissão de 6% sobre o valor do imóvel vendido.

No entanto, o mercado de vendas vive de altos e baixos. Em tempos de crises, as pessoas recorrem muito mais à locação imobiliária, o que implica queda brusca nas vendas. Nesse cenário, investir na locação e administração de imóveis pode ser uma ótima alternativa, além de garantir uma renda mensal mínima.

Por isso, o ideal é equilibrar vendas e locação de imóveis. Dessa forma, a sua imobiliária sempre terá uma demanda para atender, independentemente de crises ou não.

Quando você opta por fazer parte de uma franquia imobiliária, tem a seu alcance um franqueador empenhado em te ajudar a manter o foco no departamento de vendas, mesmo atuando em locação. Este foco é possível através de um sistema de gestão inteligente que te faz ganhar tempo à frente da equipe comercial.

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