Blog da Leardi

Dicas para apresentar e vender imóveis pelo Instagram

  • 04/04/2018

O Instagram é uma ferramenta plenamente visual e com aspiração para arquitetura, design, artes. Como era de se esperar, com o passar do tempo também foi “invadida” por anúncios e perfis comerciais apresentando seus produtos.

A grande questão aqui é: adianta eu colocar anúncios trabalhados no Photoshop (como “panfletos digitais) e explorar somente questões comerciais? Não.

O caminho para ambientes digitais que exploram a imagem crua em boa fotografia é sempre trabalhar neste caminho. Utilizando o mínimo de informação sobreposta – como logotipos, formas, textos aplicados.

 

Obtendo qualidade nas imagens

A regra para as fotografias e vídeos são as mesmas que você vai utilizar para apresentar imóveis em seu site ou portais.

  • Boa iluminação
  • Ambiente limpo e organizado
  • Ângulos que apresentem bem o cômodo
  • Vídeos filmados com estabilidade
  • Áudio do vídeo sem ecos comuns em ambiente vazio

Tenha em mente que você vai precisar de uma boa câmera em seu celular. Sempre observe que isto é um investimento, nunca um custo ou besteira. É assim que seu cliente vai ver o imóvel pela primeira vez – por isto ele precisa do encanto que se teria tal qual o teria pessoalmente na visita.

 

Explore as postagens com múltiplas fotos

Use uma postagem com mais de uma foto para apresentar um imóvel. Não necessariamente você precisará ter 10 fotos no carrossel, mas ao menos 4 ou 5 que comuniquem bem as qualidades do imóvel.

 

Bom texto para descrição

Um texto curto e direto, mas que não tenha a rigidez de um anúncio de jornal de 10 anos atrás. Não é questão de falar muito em pouco espaço, mas de cativar a atenção e complementar a informação que as fotos passam.

Assine ao fim deste texto o seu telefone.


Explore conteúdo com dicas

Não faça somente postagens comerciais, mas sim muitas postagens que apresente aos seus seguidores seu conhecimento sobre o mercado, sobre arquitetura, etc. A mesma lógica utilizada no blog ou Facebook – pois os anseios e repulsas são semelhantes (ainda mais aqui por se tratar de conteúdo altamente visual e inspirador).

 

Faça Stories e entre ao vivo também

O espaço de curta duração, que fica disponível por até 24h é boa ferramenta para você comunicar ou seu conhecimento ou um imóvel, seja ele um usado ou um lançamento.

Agora você ainda pode dar destaque aos que mais gostar, organizá-los e deixar disponível por tempo indeterminado.

Com a função de transmitir ao vivo, você ainda pode ir mais longe! Pode até mesmo fazer um programa, regular e com hora determinada. Através dele, pode apresentar empreendimentos; dar informações da semana do mercado imobiliário e comentar elas com sua opinião e análise; responder dúvidas de clientes ao vivo; etc.

 

Use o link na bio

O Instagram não transforma em link uma URL no texto da descrição, nem permite copiar apenar um trecho do texto. Logo, não é local para você inserir um link. Este é um dos poucos pontos negativos da rede social.

Como “saída única”, deixe o link do seu site ou blog na biografia do perfil, a bio. Ali a pessoa poderá acessar e visitar o local que indicou. Para que a pessoa encontre algo que você citou numa postagem, indique algo que a pessoa vá facilmente encontrar como a descrição do imóvel em tipo, dormitórios, bairro, preço; ou o título do post no blog; por exemplo.



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