Blog da Leardi

Gestão financeira para pequenos e médios negócios

  • 04/05/2020

Para qualquer empresário é essencial ter conhecimentos de gestão financeira. Em tempos de crise, esse alicerce pode ser essencial para manter os negócios funcionando.

A Paulo Roberto Leardi separou as melhores dicas para você, empreendedor, manter o controle da sua empresa mesmo em tempos adversos.

Veja como realizar um bom controle das finanças mesmo em momentos de instabilidade econômica e diante de complicações que envolvem desde a redução no movimento de clientes, um faturamento menor, diminuição na produção e até a falta de colaboradores.


Análise das despesas

O primeiro passo para se ter controle das finanças é conhecê-las. Faça um levantamento de todos os gastos da sua empresa, até mesmo dos menores valores.

A dica é analisar com uma visão mais ampla, escreva os gastos dos próximos três meses e organize-os por tipo de gasto, exemplo: “salários”, “aluguel” ou “gastos essenciais”, como água, luz e internet.


Priorize o fundamental

Após realizar a listagem dos gastos, ficará mais fácil priorizar os gastos e ver em quais setores o gasto pode ser diminuído, como “papelaria” ou até mesmo nas contas de água e luz.

Clique aqui para conhecer dicas rápidas e práticas para economizar com energia elétrica.



Renegocie valores

Muitas vezes, diminuir o gasto não é uma opção que ajudará a empresa, por isso devemos tentar renegociar os valores e os prazos.

Procure seus fornecedores e as instituições financeiras de sua confiança para conversar sobre prazos e formas de pagamento.

A crise causada pelo novo coronavírus atingiu uma grande parcela da população e todos estão em busca de novos acordos para conseguirem passar por este momento de incerteza. Seja paciente e busque por acordos justos.


Ações para venda

É normal que o faturamento de sua empresa caia, mas não entre em desespero. Busque conhecimento e estratégias para continuar atuante no mercado.

O controle dos gastos não é o suficiente, é preciso buscar novas formas de chegar até o cliente e de anunciar os seus produtos.

Realizar promoções de peças paradas no estoque, ampliar os modos de entrega ou facilitar as formas de pagamento poderão te ajudar neste momento, além de ser essencial ampliar a sua performance nas redes sociais.


Acompanhe seus resultados

Um planejamento bom é muito importante para qualquer negócio, mas só o acompanhamento de perto lhe garantirá alcançar os resultados desejados.

Faça com cuidado a gestão do fluxo de caixa da empresa, pois só com os dados certos de receita e despesas você terá o controle das finanças, organizando as contas e evitando desperdício.



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail