Com mais de 300 anos de história, a Penha é um dos maiores bairros de São Paulo, confundido muitas vezes com uma cidade por possuir tamanha independência do da cidade.
Localizado na zona leste paulista, seu nome vem do espanhol e significa penhasco ou rocha, pois a região possuía uma localização privilegiada por ficar em uma colina cercada por dois rios desde a formação do seu primeiro povoado.
História
Assim como a maioria dos bairros antigos, a Penha teve seu início de forma bem religiosa.
Em 1667, os padres Mateus e Jacinto Nunes Siqueira construíram a igreja da Nossa Senhora da Penha de França, logo após o padre Mateus ter conseguido posse da região.
O bairro estava no caminho entre o Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba. Isso acabou gerando um grande número de viajantes que paravam ali antes de continuar o trajeto, acarretando no crescimento da região.
Além disso, estar tão perto do Rio Tietê foi outro fator para seu rápido desenvolvimento. O local foi de um pequeno povoado para um grande vilarejo, e a igreja precisou acompanhar seu crescimento!
A matriz religiosa passou a ser conhecida como igreja da Nossa Senhora da Penha, e na mesma ocorreram várias reformas para modernizar e reforçar suas estruturas. Tanto que ela permanece inteira até os dias de hoje!
Mobilidade
A estrutura urbana da Penha lembra de uma cidade pequena e antiga, e ela tem a vantagem de que qualquer ponto do bairro é perto. Por isso, é costume dos moradores deixar os carros de lado e se dirigirem aos lugares a pé.
Por mais que haja esse hábito, a região tem uma ótima facilidade no transporte e conta com a estação de metrô Penha, na Linha 3-Vermelha.
Além disso, a Marginal Tietê passa bem ao lado do bairro, facilitando o acesso tanto de transporte público quanto de carro.
Uma rua muito importante para o bairro é a Rua Betari. A mesma é bem comercial, com várias opções de lojas e restaurantes, e é nela que fica o Shopping Penha.
Lazer
Parque Linear Tiquatira
Esse tipo de parque é como uma grande rua cheia de árvores, bancos e quiosques. Os parques lineares são maiores em comprimento do que em largura e, geralmente, são construídos ao longo de cursos d’água de um rio.
E é na Penha que fica o primeiro parque linear de São Paulo!
O local, além de lindo, conta com várias barracas de comidas, sanitários e pistas de skate e bicicross.
É uma ótima opção para aqueles que desejam fazer um passeio relaxante ou simplesmente levar o pet para passear!
Centro Cultural da Penha
Desde 2012, o Centro Cultural da Penha vem atraindo os amantes de arte e cultura!
O lugar possui vários espaços interessantes, como a Biblioteca José Paulo Paes e o Teatro Martins Pena, além de salas para ensaios e estudos.
Para aqueles que se interessam pelo assunto, vale muito a pena acompanhar a programação do local e assistir às peças de teatro, shows e eventos que acontecem por lá.
Igreja Rosário dos Homens Pretos da Penha
Essa igreja é um grande patrimônio cultural da Penha e carrega uma parte importante da história do bairro!
A mesma foi construída no séc. XX por trabalhadores negros, e, por esse motivo, a igreja realiza anualmente a Festa do Rosário dos Homens Pretos, data essa que já foi incluída no calendário oficial da cidade de São Paulo.
Nessa festa, vários coletivos realizam apresentações afro-brasileiras de maracatu, samba, congadas, entre outras, e são realizadas missas afro-brasileiras em junho.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha
Outra capela muito importante para o bairro é a Matriz de Nossa Senhora da Penha.
Foi a partir dela que a história da região começou. O local permanece o mesmo desde a sua construção, sofrendo apenas algumas reformas para manutenção.
Ela se destaca no meio de outras construções e pode ser vista mesmo de outros bairros!
Além de visitar a matriz e participar das missas, é possível fazer um passeio guiado pela torre mais alta da igreja e conhecer um pouco mais sobre a origem da mesma e da Penha.
Mercado Imobiliário
O bairro da Penha tem se desenvolvido cada vez mais, e isso vem chamando a atenção das imobiliárias por toda a cidade.
As construtoras impulsionaram o mercado imobiliário da região ao construírem vários condomínios fechados por lá, tornando uma ótima opção para aqueles que procuram qualidade de vida.
A Penha é lugar excelente para aqueles que buscam praticidade no transporte, tranquilidade e entretenimento!
Por mais que seja considerado um bairro majoritariamente residencial, é lá que se localiza o maior shopping da zona leste, o Shopping Center Penha.
Mesmo sendo um bairro tão completo, o preço por metro quadrado fica mais de R$1.000,00 abaixo da média paulista.
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail